"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

July 04, 2009

Os 7 Chackras Principais


"... o saber dos homens não é aquisição
mas sim despertar e recordar."
Paracelso


Sleeping Lady Of Malta • 36" x 48" • Oil On Canvas •
©Ian Factor 2009

Os chackras representam a conexão entre o corpo humano enquanto matéria e a energia espiritual do universo, sao por isso centros de actividade da força vital e centros subtis da consciência ao mesmo tempo. Embora existam muitos chackras aqui centramo-nos apenas nos 7 intra-corporais, os que se encontram ao longo da coluna vertebral permitindo que a energia do mundo invisível penetre no nosso interior, fazendo a ligação entre o macrocosmo a que pertencemos e o microcosmos que somos. Estão intimamente relacionados com os sistemas endócrino e nervoso
Coroa- Situa-se no centro do crânio. Relacionado com a glândula pineal (ou epifise), e todo o sistema nervoso. É a porta para o Divino que nos conduz à consciência suprema. Rege o córtex cerebral, os órgãos e os tecidos de todo o organismo. Quando em equilíbrio permite uma percepção espiritual sem limites nem dogmas e faz-nos sentir sintonizados com o universo.

Frontal (terceira visão)- Situa-se entre as sobrancelhas. Relacionado com a pituitária (ou hipofise), e o hipotálamo, centro integrador de todo o sistema nervoso autónomo (ou vegetativo), e que é a zona do cérebro que controla as emoções. Rege os olhos, nariz, ouvidos. Este é o olho que nos permite olhar na direcção do divino mas também para dentro, para o nosso mundo interior. É o nosso contacto com o Eu Superior, reflectindo a dupla natureza da mente: a racional e a intuitiva. Quando em equilíbrio temos facilidade de nos ligarmos com a nossa intuição e percepção, de vizualizar, de ser clarividentes e magnéticos. Em desequilíbrio pode dar dores de cabeça, confusão, lapsos de memória, falta de concentração, irritabilidade, sinusite e sonolência.

Laríngeo (da comunicação)- Situa-se na garganta. Relacionado com a tiróide, que produz hormonas essenciais para o crescimento e maturação. Governa as cordas vocais, a boca, os dentes e as cervicais. Quando em equilíbrio temos uma boa capacidade de tomar decisões correctas, de ser responsáveis pelas nossas próprias necessidades, de nos sentirmos realizados na nossa profissão, de crescer interiormente e de exprimir emoções e pensamentos.

Coração- Situado no centro do peito. Relacionado com o timo, que está ligado ao sistema imunitário, pois produz os glóbulos brancos encarregados de defender o organismo. Rege o coração, o sistema circulatório, os pulmões, os braços e as mãos. Quando em equilíbrio temos compaixão, amor, bem –estar e inteligência emocional. Em desequilíbrio podemos ser arrogantes, indecisos, não sabemos compreender os outros.

Plexo Solar- Situa-se abaixo do externo. Relacionado com o pâncreas e as supra-renais, que produzem hormonas implicadas na digestão e obtenção de energia a partir dos alimentos. Em desequilíbrio podemos ter dificuldades digestivas, falta de energia e de vontade. Rege aparelho digestivo, a respiração, o diafragma.

Sexual (chackra sagrado)- Situa-se no umbigo (o tan tien da medicina tradicional chinesa). Relacionado com os ovários e os testículos que produzem as hormonas envolvidas na reprodução. Em equilíbrio temos uma boa criatividade e sexualidade. Em desequilíbrio podemos ter alterações drásticas no estado de ânimo e emocionalmente, medos e ansiedade. Rege a pele, órgãos reprodutores, rins, bexiga e sistema linfático.

Raíz- Localiza-se no períneo (conjunto de músculos que controlam a região anal e genital). Esta é a base de onde partem os três canais (nadis) principais na medicina ayurvédica e onde “dorme” a kundalini, que espera ser desperta e elevada até à sua fonte superior, de onde partiu originalmente. Rege o desejo de possuir, o instinto, a segurança, a sobrevivência e o nosso potencial básico, ligado ainda à eliminação. Rege ainda sobre os pés, pernas, intestino grosso e coluna vertebral. Quando em deficiência há falta de energia, uma vida sem entusiasmo e incapacidade de realizar o trabalho diário. Quando equilibrado abre a consciência aos talentos de vidas passadas.




1 comment:

  1. QUERIDA SOFIA.
    ADOREI O TEU BLOG...QUE BOM PODER TER INFORMAÇÃO COMPLETA DESTA ENORME FARMÁCIA QUE É A NOSSA AMIGA NATUREZA!
    ADORARIA EXPERIMENTAR UMA DAS TUAS ESSENCIAS...
    DESEJO-TE O MELHOR DO UNIVERSO.
    UM BEIJO GRANDE DE UMA AMIGA QUE FICOU CONTIGO NO CORAÇÃO MESMO ANTES DE TE CONHECER

    ReplyDelete