"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

July 21, 2009

Fasciaterapia e Movimento Sensorial (Méthode Danis Bois)



“O Movimento mecanizou-se, automatizou-se, perdeu a sua riqueza natural. 
À força de efectuar movimentos sem lhes prestar a mais pequena atenção,

a consciência de Si, da sua própria identidade, acaba por vacilar.” 
Dani Bois


Este método terapêutico inovador permite a reeducação do sentido cinestésico (do movimento), compreendendo uma técnica manual, uma massagem suave, doce e não manipulativa. Dependendo da evolução de cada um, passa-se depois para uma técnica gestual, com encadeamentos simples, lentos e pausados que harmonizam os diferentes segmentos da estrutura corporal. Cada fase pode ser efectuada independentemente da outra, mas existe sempre um acompanhamento verbal centrado na dimensão perceptiva com o objectivo de (entre outras coisas),  transformar representações mentais fixas, processo no qual o terapeuta e o aluno têm ambos um papel activo.
Como actua?
O movimento interno é conduzido no corpo através dos fascias, tecidos fibrosos que são o suporte vivo da sua globalidade pois envolvem, protegem e unem as diferentes partes anatómicas (músculos, vísceras, artérias, cérebro, nervos), afectando desse modo todos os sistemas.
É a sua ritmicidade que garante a vitalidade de todo o organismo mas, porque o corpo responde e se adapta e ao sofrer um choque - seja ele físico, psicológico ou emocional-, os tecidos contraem-se e o movimento interno pode bloquear-se.
Com o tempo estes traumatismos ficam registados na memória corporal criando por vezes condições para o desenvolvimento de doenças. Esta massagem pode ser o primeiro passo no sentido de auxiliar o corpo a encontrar a sua unidade física e psíquica. Pode-se recorrer à FASCIATERAPIA não apenas para tratar problemas já estabelecidos, como dores crónicas, recuperações de acidentes ou depressões, mas também (e fundamentalmente), como modo de reconexão com o nosso corpo a todos os níveis, alcançando maior integração a todos os níveis, desde o físico, ao emocional e ao mental,

“Este tipo de trabajo combinado con una tarea de curación energética es muy eficaz incluso en lesiones muy antiguas. Las personas que realizan un trabajo corporal o energético que ablanda las fascias permanecen jóvenes más tiempo. Muchas de esas personas aparentan diez años menos de los que tienen.”
Barbara Ann Brennan, "Manos que Curan"


Objectivos imediatos:
∞ Relaxamento geral
∞ Reforço da energia vital
∞ Desenvolvimento da consciência do corpo e do seu movimento

Objectivos a longo prazo:
∞ Desenvolver as potencialidades individuais de cada Ser, particularmente no que diz respeito à auto-cura, à sensorialidade, à relação com a interioridade, à solidez psicológica e à criatividade
∞ Prevenir todo o tipo de mal estar físico ou psicológico

A quem se dirige?
Para qualquer idade e condição. É particularmente benéfico no acompanhamento da gravidez e suporte pós-parto e potencializa a performance de atletas e artistas de qualquer área.

Sessões:
São individuais, com disponibilidade para tratamentos domiciliários no caso de pessoas acamadas.
 
Duração Aproximada:
Aproximadamente 1h15 para adultos e 45 m para crianças

Número de sessões aconselhado:
 O ideal é efectuar sessões semanais na fase crítica e posteriormente uma vez por mês, para uma integração profunda do trabalho feito até se atingirem cerca de 10 sessões, de acordo com as necessidades particulares.




Trabalho complementar:
AULAS DE DANÇA E CONSCIÊNCIA Do MOVIMENTO
Para encontrar uma melhor saúde e equilíbrio corpo-mente ao mesmo tempo que nos conectamos com um profundo sentimento de nós mesmos. Através do ritmo da respiração, da visualização, do contacto- improvisação e da Fasciaterapia, a dança torna-se integradora entre o movimento interior e o que se expressa exteriormente: aí a transformação pode ter lugar.



RETIROS E RESIDÊNCIAS CRIATIVAS NO ESPAÇO "ECO DOS MONTES" 
(entre Ourém e Tomar)



Opção 1- Dança In  and Ou
Explorações coreográficas na natureza e em estúdio centradas no corpo e no seu movimento espontâneo, orgânico e autêntico que possa ser desenvolvido posteriormente em termos artísticos, tais como site-specifics na aldeia

Opção 2- Música na Natureza
 Caminhadas na serra, drum circle com instrumentos Xamânicos,  Temazcal (banho de vapor de tradição mexicana), e exploração da nossa criatividade através do contacto com a terra.  Libertação  da voz e da auto- expressão também através do contar de histórias (ritual a Tatevari, o avô fogo huichole)

Opção 3- Trabalho Energético
Elixires Vibracionais Yonah e  Fasciaterapia e  Movimento Sensorial  para transformação do Ser

Estadia em casa típica recuperada, com dois quartos, duas casas de banho, lareira na cozinha, sala de terapias, horta, pequeno jardim zen musical  e estúdio/ateliê anexo. Incluída ainda a utilização de instrumentos e materiais além das aulas orientadas. A alimentação será partilhada entre todos. Não é necessária experiência prévia em nenhuma das áreas pois todas as sessões serão orientadas com estímulos definidos ou propostos pelos participantes. Pretende-se construir um espaço artístico de fusão em que o corpo e a manifestação artística e espontânea de cada um sejam o objectivo primordial, sendo que todas as opções são passíveis de ser combinadas ajustando às necessidades de cada pessoa ou grupo participante.


CONTACTOS:
Sofia Ferreira-931673621      João Pereira-964332804
sofiayonah@hotmail.com    joao.pereira2584@gmail.com

www.travellingbetweendimensions.com

No comments:

Post a Comment