"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

January 01, 2010


Estamos en la tierra para cumplir el principio universal de florecer, como semillas de luz con todas las potencialidades ya impresas en nuestro mundo interior .
("El Legado Supremo de la Rueda de Sabiduria Maya")



Ceiba Pentandra (Chorizia Specioza)
Conta-se que certos povos veneram deusas- árvore e que os primeiros homens, ao prepararem-se para explorar o mundo, as viram gigantescas unindo o céu, a terra e o submundo e falando através das suas flores. Ao sentirem-se sós, os primeiros homens pediram ao espírito das árvores que os ajudasse, surgindo então das suas raízes uma mulher de olhar terno, que lhes ofereceu leite dos seus próprios seios. Depois de o terem bebido, ficaram de tal forma cheios de força e energia que jamais alguma coisa terrena lhes pôde fazer mal. Relacionado com Mercúrio (ver Características Planetárias), e com o chackra laríngeo (ver Chackras).





Glória da Manhã Rosa (Ipomea Carnea)


Chamada no México antigo de  "planta-serpente" (Coaxihuitl), Ololiuhqui foi no entanto o nome porque ficaram conhecidas as suas sementes, consideradas as mais potentes em virtudes sagradas. Esta Ipomea ajuda a ter consciência e a liberar-nos de condutas aditivas e autodestrutivas que podem ser inclusivamente ancestrais. Dá calma durante o processo de reabilitação ajudando a eliminar os sintomas de carência de todo o tipo de dependências e tonificando o sistema nervoso. Promove a vitalidade, a força de vida e a cura em geral. Regulariza os ritmos vitais como comer ou dormir, deixando de o fazer de forma errática e dando-nos uma sensação de leveza demanhã, daí o seu nome comum de "Bons -Dias".

Ajuda-nos a liberar-nos de padrões e, acima de tudo, a voltar a acreditar na nossa espiritualidade e a ter fé. Conduz-nos a explorar novos horizontes e a ter uma nova visão da vida. Este elixir é útil inclusive em caso de inflamações oculares, bastando para tal aplicar algumas gotas com um algodão nas pálpebras fechadas- daí esta flor ser representada nos murais aztecas de Teotihuacan com olhos.

Adequado também quando existem manifestações de irritação nervosa tais como insónias ou bruxismo (ranger de dentes nocturno). Foi sintonizado em Palenque (México), num jardim especial ao lado da antiga cidade Maia. Está relacionado com Mercúrio (chackra laríngeo).





Yuri, 8 anos, quando tomou as primeiras gotas (julho 2010):
"Sinto uma impressão na barriga que é como uma flor a renascer. Houve uma semente que a fez crescer e ela ainda está fechada mas de dia começa a abrir. É como se o corpo se sentisse mais livre, mais para fora, livre para mexer-se, para dançar, fazer coisas improvisar e ter muitas ideias, livre para voar. Sinto essas asas a nascer, a levantarem-se, a irem mais rápido e depois estou a voar."

Filomena Vieira:

"Sinto uma grande capacidade de actuação, acção e concretização no mundo"




Rosa Vermelha (Palenque, México)





Sob o manto do sangue o amor vela os roseirais

Na fé absoluta o amor guia ternamente cada amante ao jardim do coração.

A razão diz: o mundo tem por limite seis direcções, não há saída.

O amor diz: há um caminho por onde já viajei várias vezes.

*Rumi*


Simboliza regeneração e renascimento. Está relacionado com o Graal e a pureza do Amor e também com o planeta Vénus e a beleza e perfeição. É a realização sem defeitos, daí ser a flor preferida dos alquimistas, simbolizando a "pedra ao rubro". Abre o chackra do coração e cria uma vibração amorosa em nós e nos que nos rodeiam. Faz vir ao de cima tudo aquilo que precisa ser trabalhado para que o nosso Amor seja real, permitindo-nos ser fiéis aos nossos desejos mais profundos. Ajuda a ver a sexualidade como uma coisa sagrada. Faz-nos sentir paixão pela vida e clarifica os nossos sentimentos. Incrementa a alegria de um coração puro e infantil, a felicidade afectiva da infância que faltou a muitos seres. Afasta a solidão emocional, sentimentos de tristeza e mágoas em todas as idades. Faz-nos abrir ao mundo tal como a rosa do botão se faz flor, fazendo-nos entender que o nosso "perfume interior" só vem quando o nosso coração e alma se expõem. Oferece uma sensação de recolhimento, paz e calor interior proporcionados pela GRANDE MÃE UNIVERSAL। Relacionado com chackras do coração e da garganta (ver Chackras), e com Vénus e Mercúrio (ver Características Planetárias), criando comunicação profunda do coração.


"E vê, enquanto o teu coração pergunta 'quando', como tudo isto tem de ser antes de encontrarmos a face um do outro sem qualquer espelho. Temos de atravessar a porta estreita (o caminho apertado da cruz), e sentir onde todo este tempo uma rosa se tem estado secretamente a abrir dentro de nós."
(The Way of the Alchymist-The Art of Transformation)


Apenas o coração é o nosso salvo-conduto: aquele que nos permite aceder ao que somos e não ao que pensamos ser, pois apenas aquilo que está no centro do nosso SER nos dá a chave e a possibilidade de saída do Tempo e entrada na Eternidade que é o Amor. O coração é a porta e o coração é a chave!

Utilizações particulares:
É um excelente guia energético durante a gravidez e depois do parto, pois com este elixir a mãe pode unir-se espiritualmente ao recém-nascido mais facilmente. Útil ainda para mães que tiveram (ou têm), dificuldades em aceitar a sua gravidez, criando uma melhor relação entre mãe e filho e desenvolvendo amor incondicional. Também útil para casos de falta de carinho por si próprio em geral pois favorece a escuta interior e faz aceitar a vida tal e qual ela se nos apresenta.



“Senti a energia da Rosa como algo gentil que me levou a um estado abençoado de vulnerabilidade e de ‘surrender’, como se a vida estivesse a surgir através de todas as minhas camadas.” (Anni)



"Sinto-me como uma criança alegre. A música está dentro de mim e todo o meu corpo vibra. Sinto o meu potencial latejante, um enorme sentimento de união e que sou capaz de tudo! Estou conectada para além do físico, algo que me coloca com as lágrimas nos olhos.  
Tudo passou a ser amor." (Marisa)













2 comments:

  1. olá sofia:)
    quis o destino que numa tarde de verao me senta-se na tenda infantil do andanças e contempla-se uma linda história que me aqueceu o coraçao, e essa mesma noite cruzr-me contigo na feirinha e conhecer a magia dos florais...
    :) nada acontece por acaso...
    espero voltar a cruzar no teu caminho e ouvir as histórias do mestre...
    tudo de bom e mt Luz...
    beijinhos,
    marta

    ReplyDelete
  2. Imagina que só agora, quando estamos prestes a voltar a contar a estoria desse menino e do seu mestre ervanario, é que eu leio as tuas palavras!!!Obrigada.Se estiveres este sábado dia 11 de dezembro em lisboa e perto da calçada do correio-velho nº 14 (teatro gota), aparece!!!!
    beijos
    sofia

    ReplyDelete