"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

February 08, 2011

Floral de Verbena - Coração dos Guerreiros



Este elixir foi captado a partir de um espécime que plantei num jardim em Sintra. Este florescia permanentemente e começou a chamar a minha atenção, acabando por se tornar a primeira flor (após o cogumelo), em que utilizei o geode de quartzo para sintonizar a sua essência, deixando assim a flor intocada.

A Verbena é originária do Mediterrâneo onde, sob condições áridas, desenvolveu as suas características de resistência e atitude incisiva. Planta sagrada em diferentes tradições e épocas, ela era colocada atrás dos altares pelos romanos, que a usavam ainda em casamentos e como sinal de paz pelos mensageiros. Dizia-se que afastava as bruxas retirando-lhes a sua vontade e foi sempre associada às artes curativas sendo chamada de “erva de todos os males”.




Este elixir torna as nossas ideias mais flexíveis, e ajuda a vermos o outro lado das coisas em vez de nos agarrarmos a princípios fixos procurando convencer os outros. Faz-nos perceber que não necessitamos de fazer esforços desnecessários e excessivos (por vezes ultrapassando os nossos limites físicos e mentais), para atingir aquilo que queremos e ajuda a dormir e a relaxar a mente em vez de deixar que esta corra à frente dos acontecimentos. A energia da Verbena ajuda acima de tudo a cortar cordões umbilicais e a terminar assuntos que ficaram em cima da nossa mesa de trabalho, tornando a nossa visão pouco clara e retirando-nos a nossa energia e fazendo com que nos viremos para os outros em busca do que nos falta. Leva-nos á pacificação de nós mesmos, pois é mais difícil conquistarmo-nos interiormente que tomar uma cidade. Tal como um samurai que só sai para a batalha quando consegue estar calmo o suficiente para terminar o seu arranjo ikebana, temos de aprender que é mais importante "ser" do que "fazer".
Está relacionado com o coração dos guerreiros - ver informação sobre chackras do Coração e do Plexo Solar e ainda sobre os planetas Venus e Marte.





A fada da verbena é um exemplo particularmente vibrante das fadas das flores. Ela pode ser chamada para cura, protecção, eliminação do stress e propriedades calmantes em geral. Este floral serve também para pessoas que estão tensas e agitadas, querem dar conta de tudo, sempre muito ocupadas e sem conseguir relaxar, padecem muitas vezes de um complexo messiânico e estão inconformados com o que consideram  inépcia, burrice ou incapacidade daqueles que os rodeiam.Confere suavidade ao nosso espírito.

No comments:

Post a Comment