"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

May 04, 2013

Elixir de Carvalho (Quercus Robur)




No carvalhal do meu avô...

Árvore robusta (robur) e de grande longevidade, as raízes têm a reputação de reflectir debaixo da terra a sua altura, que pode atingir os 30 m. O Carvalho era para os druidas a mais sagrada de todas por ser considerada guardiã dos mistérios e um forte portal para o outro mundo. Correspondia ainda ao 3º grau na sua tradição e estava ligado à adivinhação. Era nos bosques de carvalhos, aonde o visgo crescia, que a Deusa transmitia a sua sabedoria.
Para os romanos era a árvore original e acreditava-se que a humanidade tinha vindo dele. Faz parte, com o Pilriteiro, da “Trindade das Fadas” mas, em complementaridade com aquele, é símbolo do heroísmo e de todas as características do masculino.

Segundo o Dr. Bach serve para quem toma sobre os seus ombros fardos demasiado pesados: pessoas batalhadoras, obstinadas e de vontade férrea que não deixam de ter esperança nem cedem às adversidades; mesmo sob o mais forte vendaval mantêm-se imperturbáveis. Tal como o Carvalho são resistentes, têm enormes reservas de energia e vontade e são a quem os outros acorrem a pedir orientação e conforto. Mesmo quando doentes ou incapacitadas, o seu temperamento continua a lutar a despeito do seu corpo pedir repouso. Este elixir ajuda a não ignorar os sinais de alarme da fadiga ou da dor e permite ter uma visão mais realista das suas próprias capacidades. Dá vigor e vivacidade nessas situações, ajudando a recuperar as forças.
De maneira geral o elixir de Carvalho organiza os pensamentos, dá boa saúde e é uma presença poderosa que aumenta a nossa confiança, as oportunidades e os recursos espirituais interiores. Permite o uso da força para apoio próprio e saber quando desistir após um combate prolongado e desgastante. Cria libertação dos problemas alheios, reposição da força moral e faz-nos aprender a delegar funções e a tirar tempo para descansar e para os prazeres da vida.

                                                ...o meu Carvalho companheiro desde criança!

Mas principalmente: sintoniza com a sabedoria antiga dos nossos ancestrais sobre encontrar e comunicar com os seres da Natureza e os espíritos guias! É um aliado durante o nosso processo de recordação de que somos seres multidimensionais e que isso é tão natural como respirar. Ajuda quando temos dificuldade em nos integrar na realidade ordinária depois de estados alterados de consciência, cujos sintomas podem ser hipersensibilidade, dores de cabeça, dificuldades em pensar com clareza sobre as coisas do dia-a-dia, dissociação, entre outros.

Afirmação:“As raízes profundas na Natureza permitem-me usar a minha força de forma flexível e sábia. Estou no lugar certo no momento certo e estou em casa em todas as dimensões”

Palavras-chave: Fortaleza flexível, firmeza, coragem, segurança, liderança, responsabilidade, paciência, protecção, vitalidade, produtividade, perseverança, movimento primordial, artes, sabedoria, rendição, tranquilidade, estabilidade, grounding, cura, aceitação dos nossos impulsos, energia de vida.

Usos particulares: Depressões e doenças prolongadas. Viajar entre dimensões de maneira coerente e saudável.

Relacionado com a Runa Ogam-Duir (possível origem do nome druida), com a direção  Norte e com o 1º e 2º chackras (ver “Chackras”). É regido por Saturno e Júpiter (ver “Características Planetárias”), fazendo assim o perfeito equilíbrio cósmico entre contração e expansão.

No comments:

Post a Comment