"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

June 23, 2019

Floral de Cacau Selvagem (Herrania Pulchérrima)- Verdadeira Nutrição


Esta essência vibracional foi canalizada na Amazónia do Equador em Novembro de 2018, quando levei a minha filha (na altura quase com 6 anos), a conhecer a Reserva da Biosfera de Yasuni, onde um dos afluentes do Amazonas, o rio Tiputini, flui como uma gigantesca anaconda.

Também chamado localmente de cacao del monte ou Bowinka pelos Waorani  -a população nativa cujo nome quer dizer “verdadeiros homens”-, este é o cacau original, aquele que deu origem aos espécies cultivados, cujas sementes por sua vez foram levadas como moeda desde a Amazónia até à América Central, nomeadamente o México onde, na corte do imperador azteca Montezuma, nasceu o Xocolatl. A polpa do seu fruto era consumida pelos Waorani, mas hoje com as grandes produções de cacau e a substituição dos hábitos alimentares tradicionais locais, foi esquecido e substituído pelos doces com que o governo e empresas petrolíferas procuram viciá-los para mais facilmente os enganar e lhes comprar as terras.



Tepa e outra Waorani a tecerem chanbira

Esta árvore de pequeno porte cresce até 2/3 metros de altura e as suas vistosas flores nascem no  tronco recto em vários tons que sobressaem no meio do verde.  Possui 5 pétalas-número venusiano por excelência-, que recordam estrelas com compridas pontas a cair dos seus braços. Segundo Gabriel Mariano, líder da comunidade  kichwa local, diz-se que tem um espírito feminino como “dueño” que limpa e nutre, além de afastar as cobras.  A verdade é que escutei essa voz e, mesmo entrando sozinha no domínio de um jaguar cujas pegadas tínhamos visto dias antes, não senti receio de me afastar um pouco. Ela disse-me que era o momento de passar a uma vida nova e, exactamente 4 anos depois, entendo que se referia a transformar e limpar as cargas ancestrais de falta e necessidade que muitos de nós carregamos na nossa caminhada. Para salientar como a vida pode ser mais leve, uma borboleta de asas cor de rosa translúcidas que nunca tinha visto, passou esvoaçando subtilmente!


Gabriel Mariano antes da nossa viagem de canoa no Tiputini

A voz deste mesmo ser feminino avisou-me em seguida que era necessário sair da selva naquele momento pois outro espírito se aproximava. Voltei no dia seguinte, em dia de Venús, para sintonizar a energia das suas flores- que senti como mãos prontas a abraçar-me-, tendo a sorte de o poder fazer antes das chuvas as fazerem cair. Nessa manhã a família habitual de macacos parahuaco aequatorialis, espécie monogâmica ameaçada de extinção, dava sinal da minha presença; fora isso apenas escutava o som da água a correr e os pingos da humidade.  Ao recolher a sua vibração esteve sempre presente uma rã do género Rhinella Margaritifera, tão escura como a cor das folhas molhadas do chão. 


Pormenor de uma rã em barro para um grande painel  (2021)

O seu mimetismo era tão perfeito que quase lhe coloquei o cristal em cima e ela, em vez de saltar como seria de esperar, limitou-se a fechar os olhos e permanecer completamente imóvel. Esta guardiã que une a terra com as bênçãos da água recordou-me a sensibilidade para a medicina e, quando escrevo estas palavras, é já claro para mim como estes seres-que continuamente aparecem no meu jardim improvisado em Sintra-, estão relacionados com a cura, purificação, a alegria, o sentido táctil, poder criativo.



Reprodução pintada de uma cerâmica com cerimónia de cacau que fizera anos antes no México

O elixir resultante desta experiência ajuda a abrirmo-nos à lei da complementaridade entre tudo o que existe- seja em casal, no trabalho, na gestão da casa, etc-,  e é muito útil quando de alguma maneira nos privamos de alguma necessidade real, muitas vezes colocando os desejos dos outros em primeiro lugar. Ele permite-nos alinhar e estar em contacto com os nossos ritmos e ciclos de corpo e alma e responder-lhes de modo consistente. Quando nos sentimos suportados e cuidados  a nossa capacidade de florescer, avançar na vida e fazer as coisas acontecerem aumenta magicamente!

Palavras-chave: overflowing, abundância, vitalidade, doçura, beleza

Planeta associado: Vénus (Chackra Cardíaco)




Outra cerâmica com o mesmo tema que fiz no atelier de Don Alfredo (Tulum, México)


Testemunho:

“Sinto leveza, paz, confiança de que tudo está certo, que algo aqui dentro de mim está mais limpo mesmo sabendo que o caminho continua e exigirá sempre de mim mais aprofundamento. Sinto mais tranquilidade ao cuidar de mim, ao facto de usufruir mais de pequenas coisas que me preenchem. Acima de tudo sinto-me bem! O elixir é tão intenso mas tão subtil ao mesmo tempo que é preciso estar atento a todas estas mudanças. É preciso consciência, e com ela tem surgido mais amor e gratidão por poder vivenciar tudo isto num momento tão especial como este. Estou a usufruir mais do doce da vida." 

                                                                                                                                (Susana Laranjeiro)

Relato completo :

https://maeyin.pt/gravidez-do-sebastiao/?fbclid=IwAR22CxDhuV-m5ziRQFFiS9-8DMIz0IREHbh2RYTKO7jBZ7aVkYWKaRln5zI

 

  ...


Informação em inglês:
https://www.instagram.com/p/CkqoOA8IFRg/

No comments:

Post a Comment