"The Alchemy of a changing life is the only truth"
(Rumi)

"A magia é um acto transformador e a verdadeira transformação tem lugar bem fundo nas nossas raízes."

(Teresa Moorey "A Sabedoria das Árvores")

"Desapareça o que é velho, a putrefacção e o bolor desta massa informe: venha, pois, a eterna vastidão de um espírito liberto, um ser tão livre que projecta a imagem da eterna esperança na mais pequena gota de orvalho pousada no cálice de uma flor."
(Shakespeare)

December 06, 2017

Elixir Vibracional de Aveleira (Corylus Avellana) - Sabedoria

Uma única gota de orvalho...


Wakening from the dreaming forest there, the hazel-sprig
sang under my tongue, its drifting fragrance
climbed up through my conscious mind
as if suddenly the roots I had left behind
cried out to me, the land I had lost with my childhood -
and I stopped, wounded by the wandering scent.
Pablo Neruda



Esta árvore está cheia de magia e as lendas contam que apenas herbalistas e magos se aventuravam através dos bosques húmidos das aveleiras pois estavam povoados de fadas, duendes e outros espíritos da Natureza. Era tão respeitada pelos celtas que os druidas andavam com bastões de avelaneira para os usarem como “paus falantes”, e os poetas os utilizavam como suportes de encantação e inspiração. Uma lenda irlandesa conta como 9 avelaneiras cresciam em redor de uma fonte onde nadavam salmões -animal que regressa regularmente ao local dos seus ancestrais-, que comiam dos seus frutos e se tornaram por isso o animal mais sábio.


A madeira de aveleira possui grandes propriedades electromagnéticas e essa capacidade condutora é ainda hoje aproveitada pela radiestesia na pesquisa de veios de água e de outros tesouros. Dizia-se que permitia encontrar o que estava escondido, especialmente a sabedoria da ciência sagrada – de que os celtas diziam ser a avelã o receptáculo-, tornando os homens omniscientes. Num ano de excepcional abundância em avelãs como o de 2017, parece que elas nos querem relembrar da necessidade de ganharmos sabedoria enquanto espécie humana, até porque é do conhecimento geral que comer avelãs potencia a função cerebral!


Este elixir foi sintonizado na Galiza durante a Lua cheia em gémeos de Dezembro 2017, logo após a meditação alquímica de Saturno- primeiro sábado de Dezembro-, e dias depois da minha filha de 4 anos me olhar nos olhos e dizer muito séria “Sabes mãe…eu fui beijada pelas fadas aqui neste local!”. No dia exactamente anterior, ao caminharmos as duas pelo bosque de castanheiros, fomos presenteadas com duas corças imóveis observando-nos, animais que na mitologia celta são as guardiãs do limiar do mundo das fadas.



Conectando com uma folha num bosque de aveleiras!






Quando subi à encosta onde as aveleiras ladeavam um riacho, o mesmo cuja água foi utilizada para sintonizar o elixir de Bétula anos antes, o sol ainda projectava os últimos raios. Estes eram filtrados pelas folhas de um outono tardio que resistiam nos ramos e criavam uma atmosfera quente comparando com o resto do vale abaixo, já entregue ao anoitecer. Mas foi quando o véu nocturno também desceu naquela parte do bosque que a sintonização se iniciou. Nessa altura vi claramente como a energia das aveleiras descia das partes aéreas para as raízes, onde eu colocara o cristal. 


Fui-me deixando embalar pelo som da água que os gaios interrompiam constantemente e tive uma imagem mental muito clara de um destes pássaros segurando uma bolota no seu bico. Os Gaios pertencem à família dos corvídeos, que são ostensivamente dos pássaros mais inteligentes e com maior capacidade de resolução de problemas. Simbolizam a reunião de informação através do trabalho espiritual, de trazer a luz para a mente, e são também associados com a sabedoria ancestral. A sua presença revelava-se particularmente importante naquele momento apesar de ter sempre sentido uma misteriosa ligação com eles.


flores masculinas e últimos raios de sol

As aveleiras começaram então a falar-me em coro numa voz colectiva muito feminina, sedutora e leve que me envolveu com um canto no qual eu vi danças de hamadríades. Disseram que era necessário que eu abandonasse a consciência comum e procurei concentrar-me num estado de não-mente. A certa altura a energia transformou-se, ficando mais densa, e senti que estas árvores se tornavam mais “entroncadas” energeticamente enquanto uma rede eléctrica radicular alastrou pelo chão e se dirigiu para a água da sintonização.

A pedido das aveleiras, deixei o cristal também durante a noite para terminar a sintonização. Antes de me despedir elas referiram-se à tristeza, provocada por um ano de seca profunda e desrespeito pelo mundo natural, que tomava conta de mim:
 
 “Estamos na terra há muito mais tempo que os seres humanos e somos quem cria as condições para a vossa existência. Quando desaparecermos, o mesmo já terá sucedido convosco muito antes de nós!”.





O Elixir Vibracional que resultou ajuda-nos a orientar a nossa energia vital na direcção de uma mais ampla harmonia entre luz e trevas, entre leveza e densidade, sem divisão da alma. Como disse Fred Hageneder: “Se nos conectarmos com a nossa criança interior que ri, dança e sabe reconhecer a magia da vida, estaremos também em sintonia com a mais antiga sabedoria do mundo”  (The Spirit of Trees). De facto, em espagíria considera-se que a Aveleira sintetiza a união harmoniosa das potências da luz com as entidades ctónicas, subterrâneas: a imagem da Mãe terrestre com a criança celeste repousa bem abrigada sob aveleiras rodeadas do frio invernal. 

Este elixir promove a compreensão intelectual, a faculdade de análise e a reflexão filosófica que nos ajuda a pensar através do nosso próprio cérebro sobre o significado da vida e de tudo o que existe. Esta é a verdadeira árvore de Sophia que ajuda a encontrar e desenvolver a nossa sabedoria interna e a encontrar as nossas próprias respostas- creative thinking que tanta falta faz nas escolas! 


O Elixir Vibracional de Aveleira encoraja-nos portanto a procurar informação e inspiração em tudo o que existe e enfatiza o valor da mente inquisidora e das aprendizagens de todos os tipos, sempre mantendo uma mente aberta para podemos manter a conexão com a fonte divina de todas as coisas. A falta de retorno a si, aceitando “colocar um joelho no solo” com humildade, poderia ser um senão do excesso mental mas o Elixir Vibracional de Aveleira evita-o, criando paciência e constância no desenvolvimento da experiencia mística:


“Ele tornou-se semelhante à aveleira,
 que logo floresce nos meses sombrios e deixa 
que esperem durante muito tempo os seus frutos desejados” 
(Hadewijch D’Anvers).



Qualidades: rapidez de raciocínio, relaxamento meditativo que permite dar largas à intuição e protege contra o excesso cerebral, habilidade para receber e comunicar sabedoria, crescimento intelectual, Arte da Cura
Chackras: Raiz, Laríngeo e Frontal
Planetas: Saturno, Mercúrio e Lua
Elementos: Terra, Ar e Água
Numerologia:  9





©Sofia Ferreira

No comments:

Post a Comment